Patriccya Cardoso | PattiBrava
Especialista em Treinamento Funcional, graduada em educação física, pós-graduada em treinamento desportivo e criadora do projeto PattiBrava no YouTube.
Muitas preferem atividades como correr, caminhar e andar de bike, que são atividades aeróbicas. Mas, para todas as atividades físicas, o fortalecimento é um complemento necessário. Somente com o corpo forte você será capaz de treinar com eficiência e segurança. Você terá mais estabilidade, equilíbrio e flexibilidade, diminuindo os riscos de lesões.
Aumentar sua força também irá aumentar seu humor e os níveis de energia, que posteriormente também ajudam em resultados estéticos e resultados voltados para saúde como ter um bom padrão de sono, vai aumentar a confiança, consequentemente aumentar a intensidade dos seus exercícios.
O desenvolvimento da força muscular ajuda a desenvolver uma boa postura, a aliviar a dor nas costas e em outras partes do corpo, principalmente articular.
Para fazer os exercícios de fortalecimento muscular não se requer, necessariamente, equipamentos caros. Podemos usar também equipamentos básicos como, faixas de resistência, pesos improvisados (por exemplo, uma garrafa de água) e o peso corporal.
Vejo 3 pontos que desestimulam as mulheres a fazerem exercícios de fortalecimento:
1 - Ambiente da musculação;
2 - Medo de lesão;
3 - Medo de ficar com o corpo muito “forte”. Parece brincadeira, mas, o que mais ouvi dos alunos foi: não quero ficar muito “forte”!
Vamos olhar a foto abaixo, você precisa entender que ficar FORTE é diferente de ficar MUSCULOSA.
A mulher da foto é MUSCULOSA.
Para ficar MUSCULOSA é necessário pesos elevados, periodização de treino específico, alimentação adequada e extrema disciplinada, muito tempo de treino, entre outros.
Nosso objetivo aqui é ficar FORTE, não musculosa.
Quem não pratica nenhuma atividade física específica, pode iniciar com pequenos a moderados exercícios de fortalecimento muscular em nível iniciante, já tendo benefícios consideráveis para a saúde.
Exercícios
Para aumentar a força, procure fazer preferencialmente, treinos direcionados.
Faça esses exercícios pelo menos duas vezes por semana.
Agachamentos
Panturrilha
Elevação de braço
Prancha
Elevação pélvica
Flexão de quadril
Hoje é fácil encontrar várias barras de exercício espalhadas pelas cidades, muitos treinos gratuitos em app e na internet e também encontramos profissionais realizando treinos em grupo.
Espero que você tenha gostado do artigo, se ficou com dúvida deixe um comentário abaixo!
Vamos continuar treinando!
Grande abraço!
Até o próximo artigo!
Patriccya Cardoso | PattiBrava
Especialista em Treinamento Funcional, graduada em educação física, pós-graduada em treinamento desportivo e criadora do projeto PattiBrava no YouTube.
Charles Chaplin
Todos os direitos reservados | Criação e Projeto - Produtora TAG12