Especialista em desenvolvimento mental esportivo, fundadora da M3S Coaching, criadora do método 3S - Alto Rendimento Sustentado (Self Sustained Sufficiency). Ajuda profissionais e atletas a obterem resultados através do fortalecimento mental.
Glúten faz mal ou é um mito?
Entenda aqui se o
glúten é o mocinho ou vilão da história
A proteína mais falada dos últimos tempos pode ser também uma grande vilã para sua saúde. Hoje em dia, na literatura já encontramos diversas bibliografias falando sobre o quanto o seu consumo é prejudicial à saúde em todos os aspectos e também o quanto o seu consumo está associado às doenças neurológicas inflamatórias como o Alzheimer.
O glúten é um tipo de proteína que pode ser encontrada nos cereais, que ajuda os alimentos a manter sua forma, atuando como uma espécie de cola, que garante uma maior flexibilidade e uma textura particular.
Hoje em dia, é comum vermos o glúten aparecer para nós nos mais diversos alimentos em opções cada vez mais variadas, parecendo natural e saudável. Cada vez mais ele faz parte da mesa Brasileira diariamente e até mesmo “mascarado” em alimentos que aparentemente são saudáveis – como os pães 100% naturais.
Ele, muitas vezes, é mencionado como “Glúten de trigo” porque o trigo é realmente a sua principal fonte na alimentação. Mas ele também está presente na cevada, centeio, malte e aveia, bem como em seus derivados, como pães, tortas, bolos, macarrão, cerveja, pizzas, biscoitos etc. Está presente também em achocolatados, queijos, embutidos e chocolates.
Ele é produzido a partir da farinha de trigo, água e energia. Ele tem um efeito viciante, pois no seu organismo ele causa picos do hormônio insulina semelhantes ao açúcar, então não resolve muito não comer açúcar e comer muito glúten, seu organismo sofrerá com potenciais alergênicos e inflamatórios da mesma maneira. E qual o problema disso? A insulina, neste caso, geralmente atinge picos tão altos e de forma muito veloz, o que, pouco a pouco, faz com que ela perca a capacidade de remover a glicose do sangue, desenvolvendo o que chamamos de resistência à insulina. É como se estivéssemos colocando gasolina no tanque de um carro muito além de sua necessidade, levando ao seu transbordamento. Como não podemos deixar a gasolina derramada no chão, precisaríamos de “novos tanques”, que, nessa analogia, são as nossas células de gordura.
Muito se engana quem pensa que o glúten causa somente problemas intestinais, quando você ingere a sinalização inflamatória ocorre no seu intestino, porém ele é capaz de inflamar exatamente TODAS as outras partes do seu corpo, por isso pode provocar os sintomas relacionados acima.
Se você consome glúten por muitos anos através de pães, massas, biscoitos, bolachas entre outros alimentos, é possível que você tenha uma inflamação crônica silenciosa e que sua microbiota intestinal esteja comprometida, o que acaba dificultando a absorção de alguns nutrientes.
DICAS PARA DIMINUIR A INFLAMAÇÃO CRÔNICA SILENCIOSA
Experimente retirar da sua dieta por 15 dias para ver os benefícios:
- alimentos ricos em açúcar
– o próprio açúcar em si.
- carboidratos refinados.
- gorduras trans
- óleos refinados
- bebidas alcoólicas
- refrigerantes
- sobremesas em geral
- biscoitos e bolachas
- qualquer alimento que contenha glúten.
Além de retirar da sua dieta os alimentos citados acima, é importante você acrescentar na sua alimentação alimentos que ajudam a combater e reverter o quadro inflamatório.
Acrescente:
- piperina
- ômega 3
- cúrcuma
- gengibre
- frutas vermelhas
- chá verde
Abaixo, segue uma pequena relação de alimentos que não contém glúten:
- frutas e vegetais em geral
- Arroz e seus derivados como a farinha de arroz
- milho e seus derivados – farinha de milho, flocão, pipoca
- fécula de batata
- carnes, aves e peixes,
- cacau, chocolate
- sal,
- Óleos e azeite.
- ovo
- tapioca, biscoito de polvilho, quinoa, trigo.
A melhor maneira para não consumir é ler e entender os rótulos dos produtos, pois até mesmo os alimentos integrais contém glúten. O que é comum também acontecer é um mesmo alimento de uma marca possuir glúten e de outra marca não, fique atento.
Eu desafio você a provar tudo isso na prática. O desafio é ficar 15 dias sem ingerir glúten e se beneficiar de tudo que ele pode causar no seu corpo, como uma melhora no sono, mais disposição, mais energia e até mesmo uns quilos a menos.
Teste e depois nos conte aqui nos comentários.
Grande abraço!
Até o próximo artigo!