Patriccya Cardoso | PattiBrava
Especialista em Treinamento Funcional, graduada em educação física, pós-graduada em treinamento desportivo e criadora do projeto PattiBrava no YouTube.
Ficar ansioso antes de uma reunião ou de uma grande viagem é considerado normal pela ciência. Agora, se você não pode evitar as preocupações, realizar muitas tarefas no mesmo dia, ter algum tipo de estresse durante o dia, noites mal dormidas e alimentação desequilibrada. Provavelmente seu nível de ansiedade deve estar elevado.
A prática do exercício físico pode ajudar, e muito, aumentar a sua sensação de bem-estar.
Lembrando que existem níveis de ansiedade que precisam ter um acompanhamento médico e/ou terapêutico também. Se está sofrendo muito procure o seu médico.
Exercício físico é perfeito para manter a saúde física e mental, além de ajudar a reduzir o estresse. Eles ajudam a ter disposição no dia a dia, ter o corpo fortalecido para executarmos as funções, reduzir o cansaço do dia, melhorar a concentração e melhorar a função cognitiva geral.
Muitas vezes o estresse esgota a nossa energia e com isso temos ansiedade e diminui concentração durante o dia. Quando fazemos exercícios, não estamos só trabalhando o corpo, estamos concentrados no movimento e na respiração, sendo assim muitas vezes esquecemos coisas que nos causam ansiedade e estresse.
Os exercícios físicos não curam a ansiedade, mas seus benefícios tanto físico quanto psicológico podem ajudar a aliviar a ansiedade.
Estudos mostram que exercícios regulares de 30 minutos diários, ajudam a aliviar a ansiedade tanto quanto os medicamentos, os efeitos dos exercícios podem durar por longos períodos.
A ansiedade é identificada pelo aumento da frequência cardíaca. Durante o exercício físico também temos aumento na frequência cardíaca, mas, diferente da ansiedade, esse disparo não se dá por um estresse emocional, ele acaba sendo resultado do esforço físico durante o exercício.
Sendo assim, aprendemos a lidar com a sensação do aumento cardíaco e identificar o que está causando. E com o tempo seu condicionamento físico melhora, seu coração começa a trabalhar com mais eficiência. Com essa melhora muscular e fisiológica, temos uma maior sensação de bem-estar geral, o que pode ajudar a compensar a sensação de ansiedade.
Eu recomendo que você comece a praticar atividade física de 10 ou 15 minutos para melhorar seu condicionamento físico e seu humor. Como disse, com a prática, você irá ganhar mais condicionamento e cada vez fará mais tempo de exercícios.
Caminhadas de 10 minutos podem ser tão boas quanto um treino de 45 minutos. Existem estudos mostrando que os exercícios podem funcionar rapidamente para elevar o humor das pessoas. Embora os efeitos possam ser temporários, eles demonstram que uma caminhada rápida ou outra atividade curta, pode proporcionar várias horas de alívio, semelhante a tomar um medicamento para uma dor de cabeça.
Há quem diga que não gosta de nada, mas não é verdade. Todo mundo gosta de alguma atividade física específica, seja dançar, circuitos, ginásticas, caminhadas, corrida, natação, bike ou yoga, mesmo atividades que não aumentam os batimentos cardíacos irão ajudar a minimizar os sintomas da ansiedade.
Exercício físico com meditação e respiração profunda para ajudar a acalmar a mente e aliviar as preocupações, entre vários outros tipos de exercícios que existem.
Então minha sugestão é: procure um exercício que gosta, faça no mínimo 3 vezes na semana ou 10 minutos por dia. No momento do exercício esteja ali, concentrado e pensando no que o exercício te pede no momento. Aos poucos vai aumentando o tempo e o esforço físico.
Tente ter a sua saúde física e mental em primeiro lugar, isso te ajudará a lidar com diversas situações no dia a dia e a sensação de bem-estar.
Resumindo, qualquer tipo de exercício físico vai ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade. O mais importante é você encontrar uma atividade física que goste e que tenha prazer em praticá-la.
Espero que você tenha gostado do artigo, se ficou com dúvida deixe um comentário abaixo!
Vamos continuar treinando!
Grande abraço!
Até o próximo artigo!
Patriccya Cardoso | PattiBrava
Especialista em Treinamento Funcional, graduada em educação física, pós-graduada em treinamento desportivo e criadora do projeto PattiBrava no YouTube.
Charles Chaplin
Todos os direitos reservados | Criação e Projeto - Produtora TAG12