E pra quem acha que gerenciar emoções e os pensamentos não é algo importante, muito se engana.
A relação entre pensamentos, emoções e saúde física não é baseada apenas em achismo. O bom gerenciamento do estresse e dos pensamentos negativos, fatores que estão cada vez mais presentes, impacta até no telômeros (extremidades dos nossos filamentos de DNA e responsáveis por proteger nossos cromossomos). Quanto mais nossas células se dividem, mais curtos ficam os telômeros que, quando curtos demais, não se reproduzem e morrem – com isso causando diversos tipos de doenças, inclusive cardíaca.
Cada vez mais a ciência e estudiosos investigam os efeitos dos pensamentos e emoções, recentemente foi publicado pela Dra. Laura Kubzansky co-diretora pesquisadora neste campo do Centro de Saúde e Felicidade da Harvard School of Public Health um estudo com 70 mil enfermeiros nos Estados Unidos e descobriu que a vida útil dos mais otimistas é de até 15% mais longa entre os otimistas.
Em outro estudo Americano, realizado em 2003, também comprovou o poder do pensamento positivo para a saúde física. Eles observaram aproximadamente 300 pacientes infectados com vírus do resfriado, eles foram observados por 5 dias. Os voluntários com visão mais positiva da vida em uma maneira geral sofreram 3 vezes menos com os sintomas, em relação aqueles de que possuíam visão mais negativa. Somente a maneira de pensar impactou diretamente na imunidade.
Quando temos pensamentos negativos, agimos de maneira negativa e ficamos mais vulneráveis ao stress do dia a dia. Desta maneira liberamos mais cortisol (hormônio do estresse) e com ele em excesso prejudica a telomerase – substância responsável pela reposição da constituição dos telômeros.
Ou seja, a tendência é que pessoas pessimistas e negativas tenham telômeros mais curtos, e com isso estão muito mais vulneráveis a adoecer.
Embora seja uma tarefa difícil se manter em alto astral e com o pensamento lá em cima todos os dias, vale a pena se esforçar para manter uma atitude positiva na maior parte do tempo. Mudar os pensamentos pode sim mudar a sua saúde, e a boa notícia é que isso é extremamente possível.
O que acontece é que a maioria de nós dá atenção demais para os pensamentos, e a realidade é que grande parte deles nunca acontecem. E com a falsa sensação que iremos controlar nossa vida se pensarmos muito ficamos pensando nos possíveis casos negativos como maneira de tentar evitar que algo aconteça.
A mente humana é muito poderosa, e cada pensamento tem o potencial de se tornar forte e agir de maneira transformadora em nossa vida. Por meio do pensamento positivo, o indivíduo é capaz de modificar comportamentos, se o pensamento positivo não acontecer de maneira natural, mude seu comportamento.
Como identificar um pensamento negativo?
Pensamentos negativos precisam ser verificados e observados, eles causam ansiedade, destroem a autoconfiança e fazem você pensar em coisas e fatos ruins, podendo, com isso, tornarem-se obsessivos. O maior problema é que quem pensa negativamente costuma sempre esperar que coisas ruins aconteçam, desconfia das pessoas (até mesmo, daquelas que são próximas e queridas) e tende a ser inquieto e impaciente.
Se você passa a maior parte do seu tempo de mau humor, procure reparar no que está pensando.
Como eliminar os pensamentos negativos?
- Pense de maneira racional, dê continuidade ao pensamento negativo e questione ele. A maior parte dos problemas é que nós não damos continuidade no pensamento negativo, deixamos ele dominar da maneira que ele aparece.
- Medite. Apenas medite. Do seu jeito, no seu tempo, mas não deixe de meditar, pois a meditação é capaz de mudar um padrão de comportamento.
- Tenha consciência que todos os fatos são neutros e nós damos a ele a carga que carregamos dentro de nós.
- Aja independente dele. Se o pensamento não é positivo se comporte de maneira positiva que a ação também é capaz de mudar o comportamento.
- Trabalhe com seu autoconhecimento e autoconfiança.
- Pratique atividade física, uma simples caminhada de 20 minutos já ajuda.
- Engane seus pensamentos, sempre que um negativo vier substitua-o por um positivo imediatamente. É um exercício.
Lembrem-se que é extremamente possível alterar o padrão de pensamento e com isso melhorar sua saúde, seu sono e sua imunidade. Comece!
Espero que tenha gostado do artigo,
se ficou com dúvida deixe um comentário abaixo!
Grande abraço!
Até o próximo artigo!