Patriccya Cardoso | PattiBrava
Especialista em Treinamento Funcional, graduada em educação física, pós-graduada em treinamento desportivo e criadora do projeto PattiBrava no YouTube.
A respiração fornece energia aos músculos durante os exercícios, facilita o fluxo de oxigênio e a saída de gás carbônico do organismo.
A respiração desempenha um grande papel no bom resultado do treinamento físico. Você tem o aumento da concentração até o aumento da força.
Aprender a controlar a respiração durante o exercício é indispensável para o seu resultado.
A forma eficaz que conhecemos de respiração é o inspirar (puxar o ar) pelo nariz e expirar (soltar o ar) pela boca.
Mas para cada tipo de modalidade esportiva exige uma respiração adequada.
Por exemplo:
Cada modalidade tem sua respiração característica, mas ela pode variar de pessoa para pessoa. Quem tem desvio de septo, por exemplo, tem dificuldade de respirar pelo nariz, sendo assim, respira somente pela boca. E isso também pode ocorrer quando o nariz não consegue atender a necessidade de ventilação que o momento exige, a boca é a entrada mais rápida para o ar.
Quando a respiração não está adequada, geralmente o corpo avisa, muitas vezes com dor e desconforto na região do diafragma. Esses sintomas podem ser cãibras ou uma dor na região oblíquo do abdômen. "Diafragma é o músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal." Esse músculo é extremamente importante para a respiração correta.
A respiração incorreta pode prejudicar o seu treinamento. Se você está treinando e não está respirando corretamente, logo ficará cansado. Muitos atletas iniciantes se sentem fracos e exaustos após o treinamento devido à falta de ar. Como já citamos acima, também pode ter dor torácica e abdominal.
Para todas as atividades físicas, você precisa ter um bom controle sobre sua respiração.
A respiração profunda reduz o estresse, melhora a velocidade de recuperação, aumenta a resistência, aumenta a força muscular, melhora a pressão arterial e reduz significativamente a ansiedade. A capacidade de respirar fundo é necessária para ter uma boa execução do movimento.
Quando damos mais atenção à respiração, não melhora somente o nosso treinamento, também melhora o nosso dia a dia.
Responda:
Os exercícios respiratórios podem trazer vários benefícios à sua saúde, como redução da frequência cardíaca, redução da pressão arterial, metabolismo acelerado e aumento do nível de circulação sanguínea. Também pode ajudar a relaxar a mente e o corpo.
Apesar da respiração ser vital, a maioria das pessoas não respira corretamente. É comum as pessoas respirarem usando somente o tórax, quando estão praticando atividade física a respiração somente no tórax compromete o fluxo da respiração.
Aprender a respirar corretamente e fazer exercícios de respiração profunda envolve mais do que uma inspiração seguida de uma expiração também envolve a respiração abdominal, que ocorre quando você não expande apenas sua caixa torácica, o diafragma também puxa a respiração para a região abdominal.
Para desenvolver exercícios respiratórios adequados, concentre-se em usar a região abdominal.
A respiração correta pode ajudar na recuperação e regeneração pós-treino, evitando dores musculares de início retardado.
Para que você consiga respirar na maneira correta durante o exercício, é preciso praticar e fazer seu corpo se acostumar com a nova maneira de respirar.
Respirar profundamente não significa necessariamente que você está respirando corretamente. A respiração correta
Você precisa se concentrar na respiração de uma forma rítmica que envolva os diafragmas centrais. Diminua a velocidade do processo respiratório e tente se concentrar no ritmo.
Aqui está uma dica respiratória útil que te ajudará no seu treinamento e a se sentir melhor em geral
Passo um: Inspire até que seus pulmões estejam cheios e ao mesmo tempo sinta seu abdômen entrando desde a parte inferior dele, use o abdômen para inspirar completamente.
Você sente o ar subindo da pelve até os pulmões. Após inspirar, expire todo o ar no ritmo ideal para você.
Queremos respirar só pelo abdômen, ou só respirar pelo peito. O ideal é pelos dois.
Dica: Antes de iniciar seu treinamento, seja qual for, durante alguns minutos coloque a mão no abdômen. Lentamente e profundamente, inspira descendo a mão e expira subindo a mão.
Esta é uma forma de respiração consciente e o ajudará a liberar qualquer tensão muscular que esteja sentindo e também terá um movimento ritmada adequadamente. Conciliando o movimento e a respiração, ele se torna concentrado e eficaz.
A respiração adequada varia de acordo com a intensidade do treinamento que está praticando e da limitação de cada um. No treinamento de força nós inspiramos movimento inicial e expiramos no movimento de maior contração), na natação e na corrida a respiração é ritmada individualmente.
Mesmo começando o treinamento inspirando pelo nariz e expirando pela boca, durante o treinamento talvez você precise mudar a respiração para acontecer somente pela boca, isso acontece mais nos treinos aeróbicos.
Qualquer treinamento tem que ser agradável, pois além de cuidarmos do corpo estamos cuidando da mente. Então sempre faça no ritmo e na intensidade adequada para você.
Espero que você tenha gostado do artigo, se ficou com dúvida deixe um comentário abaixo!
Vamos continuar treinando!
Grande abraço!
Até o próximo artigo!
Patriccya Cardoso | PattiBrava
Especialista em Treinamento Funcional, graduada em educação física, pós-graduada em treinamento desportivo e criadora do projeto PattiBrava no YouTube.
Charles Chaplin
Todos os direitos reservados | Criação e Projeto - Produtora TAG12