Patriccya Cardoso | PattiBrava
Especialista em Treinamento Funcional, graduada em educação física, pós-graduada em treinamento desportivo e criadora do projeto PattiBrava no YouTube.
É o treino mais completo que existe para o corpo humano, além de fortalecer o corpo como um todo ele vai trazer outros resultados, como, definição, resistência, força, um cardio melhor, entre outros.
O Treinamento Funcional é um método que trabalha mais de uma capacidade física por treino utilizando os movimentos base do corpo que são, empurrar, puxar, agachar e saltar.
O objetivo do treino funcional é desenvolver todas as capacidades físicas para a realização de tarefas do dia a dia com facilidade. Um exemplo de tarefa do dia a dia é, agachar para pegar alguma coisa no chão, contrair o abdômen quando inclinar para tirar coisas do porta malas, ficar sentado na cadeira a maior parte do dia, entre outras.
Treinos funcionais ajudam a melhorar o seu equilíbrio, postura, resistência muscular, flexibilidade entre outras capacidades. Durante um treino funcional, você pode fazer exercícios utilizando vários materiais, pode usar peso corporal, que é o famoso treino funcional sem equipamento, pode utilizar pesos livres, elásticos, faixa suspensa, acessórios para equilíbrio, maquinas e outro equipamento de resistência para fortalecer seu corpo.
O treinamento funcional é diferente de um programa de levantamento de peso tradicional e também é bem dinâmico por conta das diversas combinações de exercícios e métodos que podem ser feitos.
Em uma única sessão de treino funcional, você pode fazer vários exercícios diferentes que ajudam a melhorar a maneira como seus músculos trabalham juntos para que você se sinta mais coordenado. Um exemplo desses exercícios são os exercícios combinados. Mas, não para por aí, nenhum exercício no treino funcional é trabalhado de forma isolada, nem mesmo os exercícios tradicionais.
Para muitos praticantes de exercícios, o treinamento funcional é um exercício para os músculos e a mente. Ele melhora a maneira como o cérebro fala com os músculos para que o corpo funcione melhor. O treinamento funcional interfere de forma positiva no desenvolvimento da saúde.
Existem diferentes maneiras de incorporar o treinamento funcional à sua rotina regular de exercícios. Você pode adicionar alguns exercícios de postura, equilíbrio e força em sua rotina semanal ou pode trabalhar com um treino completo.
Primeiro, a base do treino funcional é na região do CORE, então todo movimento que fizer durante esse treino a contração do abdômen tem que ser voluntária conciliando com a respiração.
A contração abdominal te dará mais equilíbrio, força e proteger sua coluna de possíveis lesões.
Para entender a contração abdominal, costumo falar para encostar o umbigo na coluna. A respiração adequada durante o exercício de força é, inspirar no início do movimento e expirar no momento de mais força. Exemplo, no abdominal você vai iniciar deitado, contrai o abdômen inspirando, mas sem travar a respiração no peito, vai subir fazendo o abdominal contraído mais o abdômen e expirando. No início parece difícil e impossível, mas com a prática e concentração vai entendendo e vai ficando natural.
O treinamento funcional ajuda seu corpo a se mover de forma mais confortável, adaptando os exercícios para a sua forma física. Esse benefício é fundamental para pessoas que estão tentando perder peso. Consegue identificar áreas de fraqueza ou limitações que podem afetar seu desempenho, e assim trabalhar em cima dessas ocorrências de forma adaptada.
Quando seu corpo está funcionando corretamente, ele se torna mais eficiente na queima de calorias.
A melhor forma de iniciar um programa de exercícios físicos funcionais é encontrar um profissional que já tenha prática e que seja preocupado com os cuidados.
Se você já tem alguma lesão sintomática, dor em alguma parte do corpo, podendo ser muscular, nervo ou articulação, se tem limitação física, como hérnia de disco, condromalácia, entre outros, precisa tomar cuidado com qualquer método de treinamento físico. O ideal é iniciar um programa básico e sem impacto para introduzir exercícios à sua vida de forma preventiva e adaptativa.
Se você deseja inserir alguns exercícios de treinamento funcional no seu dia, pode começar com alguns exercícios simples que podem ajudar a melhorar o equilíbrio e a coordenação e executar da forma de iniciante. Quando você faz qualquer exercício funcional, é essencial que você se concentre em fazer os movimentos corretamente, ao invés de fazê-los, rápidos, com mais peso ou fazer com mais repetições.
Os treinos de aptidão funcional precisam ser feitos regularmente para ter resultados. Você nota uma mudança real na aparência e na sensação do seu corpo se treinar de forma consistente. Tente fazer sua rotina funcional 2 - 3 vezes por semana ou mais, se já tem a prática de exercício a algum tempo. À medida que você for praticando, vai se sentindo mais resistente, forte e com disposição.
Para ganhar coordenação: Dead Bug
Mantenha o abdômen bem contraído em isometria, desce perna e braço alternados.
Se você for um iniciante, este exercício pode ser feito com o pé e a cabeça apoiados no chão.
Para ganhar agilidade: Deslocamento lateral com o apoio em uma perna.
Fica com o apoio de um lado e leva a outra perna para o lado com um salto. Vai alternando os lados. Se você for um iniciante, este exercício pode ser feito sem o salto, mantém o equilíbrio de um lado, apoia o outro pé sem saltar e vai alternando.
Para ganhar força: Flexão de braço
Um exercício com o peso do corpo. Se você for um iniciante, este exercício pode ser feito com os joelhos apoiados, também pode apoiar as mãos em uma base mais alta, como banco de academia e sofá. No início desce na amplitude que consegue, aos poucos com a prática vai tendo mais força.
Prancha para fortalecer o Core
Um exercício base do treino funcional. A prancha é bem completa tendo o abdômen como força principal. Se você for um iniciante, este exercício pode ser feito com os joelhos apoiados e também pode apoiar as mãos em uma base mais alta.
Melhorar a flexibilidade
Esse é um exercício que combina a força abdominal com flexibilidade dos membros inferiores. Se você for um iniciante, este exercício pode ser feito com a cabeça apoiada no chão e com as mãos dando apoio na lateral das pernas.
Ganhar Resistência: Agachamento unilateral em isometria
Se você for um iniciante, este exercício pode ser feito com as pernas paralelas, ou seja, os dois pés nos chão. Se você for um iniciante, este exercício pode ser feito em uma amplitude mais alta.
Separei aqui um treino do canal para você fazer e conhecer na prática o que é Treino Funcional
Espero que você tenha gostado do artigo, se ficou com dúvida deixe um comentário abaixo!
Vamos continuar treinando!
Grande abraço!
Até o próximo artigo!
Patriccya Cardoso | PattiBrava
Especialista em Treinamento Funcional, graduada em educação física, pós-graduada em treinamento desportivo e criadora do projeto PattiBrava no YouTube.
Charles Chaplin
Todos os direitos reservados | Criação e Projeto - Produtora TAG12