Círculo Vicioso do Açúcar: saiba por que somos viciados em doce

Amanda Ciaramicoli • February 5, 2021

Conheça e entenda o circulo vicioso do açúcar e o porquê você deve se afastar dele de uma vez por todas.

E o famoso ingrediente que adentrou na culinária mundial por volta do século XVII hoje é um dos mais acessíveis a todos. Este ingrediente que está presente na maioria dos preparos e dos produtos alimentares industrializados (até mesmo os salgados) é o maior vilão da nossa boa saúde.
O alimento mais viciante que existe e também o mais cancerígeno (pois as nossas células tumorais se alimentam do açúcar), o maior ladrão de cálcio que existe e o maior percursor de inflamação do nosso organismo.


Quando me falam que é muito difícil ficar sem comer açúcar eu consigo entender, pois eu também já fui viciada nele. Mas vejam pelo lado bom, assim como eu consegui nunca mais ingeri-lo, você certamente também irá conseguir.

O que me ajudou foi entender tudo de ruim que ele me causava. Entender como o circulo vicioso do açúcar acabava com a minha saúde foi o que de fato me ajudou, ficou muito mais fácil entender que aquele prazer momentâneo que eu sentia ao comer um pedaço de bolo passaria rapidamente e o que restaria seriam somente suas consequências.

Para minha surpresa e acredito que para a de vocês também, quanto mais longe do açúcar eu fico, menos vontade dele eu sinto. Sim! O nosso organismo nos ajuda a não sentir falta.

A título de curiosidade, a média de consumo anual do Brasileiro são 54kg de açúcar por ano, e isso é muita coisa! A Organização Mundial da Saúde, considera aceitável o consumo de até 27gramas de açúcar refinado por dia, isso é equivalente a aproximadamente 10 kg por ano. O excesso de 44kg por ano é muito preocupante.

A ingestão deste excesso, ocorre muitas vezes sem que você perceba, pois o açúcar está embutido em diversos alimentos industrializados como por exemplo em bolachas recheadas doces e bolachas salgadas (aquelas famosas “Água e Sal), refrigerantes, cervejas, sucos de caixinha e saquinhos, pães, entre outros. O açúcar adicionado nesses alimentos rapidamente provoca uma resposta hormonal prejudicial, ele aumenta e muito o nível de glicose no sangue promovendo assim, se usado com frequência (entenda-se diariamente) a dependência de carboidratos para gerar combustível / energia.

O açúcar definitivamente não atende o parâmetro do bom padrão alimentar, além de não promover uma resposta psicológica saudável ele inflama todo o organismo inclusive seu intestino que é responsável pelas produção de aproximadamente 90% da sua serotonina (conhecida popularmente como o hormônio da felicidade). Ele promove a permeabilidade intestinal e leva ao comprometimento da barreira intestinal.

É como se ele bagunçasse e alterasse o equilíbrio entre “a turma do bem e a turma do mal” as bactérias. As bactérias prejudiciais adoram açúcar.

O açúcar promove inflamação no corpo de duas maneiras diferentes. Primeiro, os açúcares concentrados adicionados a alimentos processados promovem o consumo excessivo, o que por sua vez promove inflamação. A segunda é que ao entrar no intestino, o açúcar promove a disbose, uma condição que pode provocar gases, inchaço, cólicas, diarréia, prisão de ventre, fadiga, entre outros.

Nestas condições, seu intestino deixa de produzir serotonina, aumentando assim os sintomas de depressão, que por sua vez ao comer doce, sente essa sensação prazerosa momentânea.


Esse é o verdadeiro ciclo vicioso do açúcar, o alimento que vicia mais que cocaína e heroína.


Agora, eu pergunto a vocês leitores:


Você acha certo consumir um item que controla seu comportamento, levando-o a desejar comer algo, que na verdade você sabe que lhe fará mal, que muitas vezes não quer comer mas que não consegue resistir?


Você gosta de ter pouca energia, confusão mental, peso extra, fome intensa e frequente e um metabolismo hiper lento?


Você consegue conviver com gases, inchaço, incomodo, fadiga e possíveis alergias alimentares?
Quer baixar sua imunidade, incidência de infecções, doenças, dores e ainda inflamar todo o seu organismo?


Eu aposto que a sua resposta para essas perguntas é um alto NÃO!


Então, faça-me um favor, lembre-se de tudo o que está escrito aqui antes de consumir açúcar, mas se ainda assim, as palavras acima não for suficiente, utilize as dicas abaixo que lhe ajudarão a acabar com isso de uma vez por todas.


- Use e abuse da ingestão de água (muitas vezes pensamos que estamos com vontade de comer um doce, e na verdade estamos com sede)
- Comece a acostumar-se com alimentos amargos, azedos e com o gosto real. Tem pessoas que gostam de café somente por causa do açúcar que vai nele.
- Tenha sempre com você pedaços de cenouras, maçã, pedaços de coco e castanhas para a hora do aperto.
- Uma excelente dica é consumir morangos com tâmaras, eles podem ser bons substitutos.
- Lembre-se que a vontade passa em 30 segundos, pense em outra coisa e mude o foco.



Afinal quem manda é você!


Espero que tenha gostado do artigo, se ficou com dúvida deixe um comentário abaixo!

Grande abraço!
Até o próximo artigo!

Amanda Ciaramicoli

Amanda Ciaramicoli

Especialista em desenvolvimento mental esportivo, fundadora da M3S Coaching, criadora do método 3S - Alto Rendimento Sustentado (Self Sustained Sufficiency). Ajuda profissionais e atletas a obterem resultados através do fortalecimento mental.

Saiba Mais

Compartilhe esse artigo!

Livros Recomendados

Aproveite os descontos exclusivos Guia-de-Vida

Ir para a Biblioteca
Por Fábio Coelho 4 de abril de 2025
Como Escrever um Curta-Metragem | Guia Prático com Exemplos Famosos
Capa dos melhores livros de Philip K. Dick, autor de Blade Runner e Minority Report.
Por Guia de Vida 14 de março de 2025
Descubra os 7 melhores livros de Philip K. Dick, o mestre da ficção científica. Veja quais obras inspiraram filmes como Blade Runner e O Vingador do Futuro!
Como Escolher a Melhor Produtora de Vídeo Institucional
Por Fábio Coelho 27 de fevereiro de 2025
📹 Procurando uma produtora de vídeo institucional? Descubra como escolher a melhor opção para sua empresa e conheça a TAG12, especialista em vídeos corporativos.